segunda-feira, 21 de março de 2011

Laços

Tive os melhores amigos que uma criança poderia querer.
Amigos que estavam comigo em quase todas as áreas da minha vida, na escola, no clube, na igreja... onde eu estivesse eles estavam, e passei grandes fases da minha vida compartilhando com eles as risas, as brincadeiras de boneca, de pega-pega de qualquer coisa, mas eles sempre estavam ali.
Havia também os amigos que eram amigos dos meu pais, e assim estavam sempre perto, feriados, acampamentos, churrascos, natais... Nossa é dificel lembrar algo de importante onde eles não estivessem. E era muito bom! Era como se eles fossem os parentes que nós podiamos escolher. Acho que tem uma frase mais ou menos assim que diz que amigos são os parentes que o coração escolhe... ou não, minha memória não é tão boa.
Cada amigo que eu tinha parecia suprir uma parte da minha vida, uns gostavam mais da natureza, outros mais de conversar, outros se achavam os santos casamenteiros, outros simplesmente era ótimo ter ele por perto mesmo que não falassem nada, e outros era impossivel estarmos juntos e não falarmos nada. Tinha os que faziam parte do grupo desde o início e haviam aqueles que foram se agregando, mas o mais engraçado é que parece que eles sempre fizeram parte do grupo, como se estivessem programados a estarem ali. Agradeço a Deus por fazer essas pessoas parte da minha vida e à meus pais que me permitiram tê-los sempre por perto... E a eles que me aturavam mesmo eu sendo uns bons anos mais nova e imatura que eles.
As circunstâncias da vida as vezes nos afasta das pessoas que queriamos mais ter por perto. Hoje eu sei que eles estão bem, que também sentem falta daquele convívio mas não os tenho tão perto. E por muito tempo fiquei conhecendo pessoas superficialmente e sempre tendo medo de qualquer tipo de aproximação, talvez só por egoismo, não queria compartilhar situações maravilhosas com mais ninguém, só queria as lembranças daqueles meus primeiros amigos. Ou talvez por medo de apagar de alguma forma aquelas memórias.
Hoje eu sei que amizade verdadeira como aquela, não se apaga, e que podem vir pessoas maravilhosas e especiais, e estas poderão ter um espaço no meu coração, mas que o espaço que está a anos para aqueles queridos amigos sempre vai estar lá, ou do mesmo tamanho OU maior.
O coração não têm espaço limitado, o que sentimos pelas pessoas pode ser imenso ou do tamanho de um grão de mostarda, o coração se adapta a quantidade de amor que doamos e recebemos dos outros. Deixe seu coração se espandir a cada dia mais, possibilite a você conhecer novas pessoas e deixe seu coração identificar as que podem ter algum significado em sua vida. Mas tenha certeza que o amor que você reservou para aqueles que já não estão por perto fisicamente não vai perder a importância, nem o foco, muito menos o tamanho do sentimento que os tornaram amigos.
Aos amigos que espero que tenham certeza da importância que têm na minha vida,
Jéssica Porciuncula de Souza.

2 comentários:

  1. Jéssica...
    Como dizer algo se, ao ler tuas palavras eu me senti dentro delas? As lágrimas inundaram meus olhos e o coração, inchado de saudades batia relembrando cada cena tão primorosamente descrita nas tuas linhas.Quanta história que ficou pra trás...e que deixou marcas tão profundas que jamais se apagarão da minha memória, do meu ser. meu coração se encheu de saudade, de amor, de lembranças de um tempo em que as gargalhadas quebravam o silêncio da noite fria, iluminada somente pela luz da lua e pelo fogo de chão, aquecido pela nossa eterna amizade. Incomparável sentimento, cumplicidade, afinidade e carinho, que o tempo realmente jamais pode atenuar.
    Nossa amizade será eterna, porque nem a distância poderá torná-la passado, porque fomos modificados e moldados por ela, nossa amizade é parte de nós mesmos!!!!

    ResponderExcluir
  2. O saudosismo é tão bom!
    Não quer dizer que a nossa vida é ruim agora, mas sim que ela foi muito boa até hoje. Também acabei me afastando de pessoas que eu jurava que ia ter do meu lado pra vida inteira e acabei me fachando, com medo de ter mais uma grande amizade que era prejudicada pela distância. O importante mesmo é aproveitar o de melhor que existe agora e o futuro deixa pra amanhã!
    ;**

    ResponderExcluir